Enem – inscrições começam em 9 de maio

Universo Educação

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 começam em 9 de maio próximo. O prazo vai até às 23h59 do dia 20. A edição do exame deste ano trará, pela primeira vez, o reconhecimento individual, com a impressão da digital na ficha de identificação do participante por meio de selo gráfico, autoadesivo. Todos os detalhes constam no edital do Enem 2016.

A coleta da impressão digital acontece no primeiro ou no segundo dia de provas. O novo procedimento de segurança soma-se aos demais — envelope com lacre e detector de metais. Já o aplicativo Enem 2016 para celulares, desenvolvido pelo MEC, oferecerá informações necessárias aos participantes ao longo do exame, além do acompanhamento da inscrição.

A inscrição é realizada pelo site do Enem. O valor da taxa será de R$ 68. O pagamento deve ser feito até às 21h59 (de Brasília), do dia 25 de maio. A confirmação das inscrições será apenas pela Página do Participante. No ato da inscrição, o candidato precisará informar um número de celular ou de telefone fixo, bem como cadastrar um endereço eletrônico (e-mail), o qual não pode ser utilizado por outro participante.

Especiais — Pessoas com deficiência ou necessidades específicas, como os guardadores do sábado contarão com atendimento especializado, de acordo com solicitação a ser feita pelo próprio interessado no sistema de inscrições.

Provas — Nos dois dias de exame — em 5 e 6 de novembro —, os portões nos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). As provas terão início às 13h30. O tempo extra de meia hora será usado para procedimentos de segurança, como revista eletrônica, e para dar tempo a todos os presentes de entrarem em sala e guardarem os pertences. O período total de duração das provas permanece em quatro horas e meia no primeiro dia e cinco horas e meia no segundo dia.

Em caso de dúvidas sobre o exame, os estudantes podem ligar para o telefone 0800 616161.